quarta-feira, 28 de abril de 2010

Guia definitivo para a tirar a carteira G (ou G2) para motoristas com experiência no Canadá

Guia definitivo para a tirar a carteira G (ou G2) para motoristas com experiência no Canada
0-Compre o manual do motorista e comece a estudar. Leia uma ou duas vezes e decore as placas, as velocidades, distâncias E o processo de como fazer a carteira, mesmo sabendo que você não vai passar por todo ele.
1-Dirija-se ao consulado brasileiro com os documentos exigidos . Ver aqui. O pagamento tem de ser feito via Money Order, no banco. Cuide também o horário, pois o consulado só fica aberto das 9 às 13h. Tire todas as cópias que eles pedem (o governo brasileiro deve ser sócio das empresas que fazem copiadoras). Com esse documento sobre a carteira, você comprova a experiência anterior e pode fazer o teste para G2 ou G diretamente.
2-Tendo lido o manual e decorado o máximo possível E de posse do documento do consulado brasileiro, dirija-se a um Driver test centre (ver a lista aqui) e diga que quer iniciar o processo para fazer a Driver’s License. Nesse dia mesmo, você vai:
- Apresentar os documentos (passaporte+formulário de imigração) e certificado do consulado;
-Pagar a taxa ($75)
-Fazer o ‘teste de visão’
-Fazer o teste teórico: 40 questões, 20 sobre a teoria e 20 sobre placas. Tem que acertar 16 de cada um. Não é difícil (pra não dizer que é fácil).
Eu recomendo o Toronto Metro East, aonde aceitaram a carteira brasileira sem nenhuma tradução juramentada, graças ao documento do consulado. Tks para a Luciana e o Kleiton. Peguei a maior parte da informação do post deles.
Isto feito, você tem a carteira G1, que inicialmente é só um papel, que é temporário. Depois virá o cartão pelo correio.  Essa carteira é bem limitada, portanto vale a pena seguir o processo para fazer a definitiva. Seguindo:
3-Marcar o teste prático (road test) – Você pode marcar pela Internet (não funcionou para mim), pelo telefone ou diretamente no local. Eu marquei por telefone. Você pode fazer direto G ou G2. Eu preferi fazer direto para G, pois aí fica liberado e sem restrições. Eles te pedem um número de Cartão de crédito para pagar a taxa de $85.00. Tive sorte e consegui marcar para dois dias depois (pois houve um cancelamento bem no momento). Antes do teste, pratique pelo menos 5 vezes em alguma highway. Eles vão perguntar sobre essa experiência.
4-No dia do teste, leve um carro decente. Chegue no mínimo 30 minutos antes (eu cheguei mais de uma hora antes e eles me atenderam antes). Apresente os documentos. Eles vão te pedir para esperar no carro. Quando o examinador chegar, ele vai confirmar se os piscas (setas) estão funcionandos, luzes de freio e buzina. Depois, vai entrar no carro, confirmar a experiência da highway, depois confirmar alguns dados e te levar pra passear. Dirija calmamente, lembrando das regras, olhando os sinais, atentando para a velocidade e quando parar e quando seguir.
Espero que o post ajude!
Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário