quinta-feira, 22 de abril de 2010

15 dias

Hoje faz quinze dias que cheguei ao Canadá. Tem tanta coisa que a gente tem que fazer, que tem sido difícil me concentrar para escrever. Muita coisa boa tem acontecido também, o que me deixa bastante feliz. Só sinto muita falta da família. É o que pega. De resto, só posso dizer que as coisas vão MUITO bem.
Pra começar, na semana passada, 8 dias depois da chegada, recebi a primeira oferta oficial de emprego. E aceitei, na sexta-feira. Se eu tivesse certeza de quer seria assim teria trazido a família junto. Mas seguro morreu de velho (eu talvez morra de saudade, mas vamos ver), foi melhor ter certeza. Começo dia 03 de maio.
Com isso resolvido, vem os dois proximos desafios: casa e carro. Essa semana comecei a ver os apartamentos. Uma coisa muito curiosa é que os apartamentos se parecem muito com hotéis, o que é bom e ruim. É estranho encontrar os prédios com corredores cobertos de carpete, parecendo aquele hotel do "Iluminado". Muitos dos apartamentos não estão bem cuidados. Dos 7 que já vi, dois são razoáveis. Mas bem caros também. Mas, tendo tempo, algo vai aparecer.
Quanto ao carro, aluguei um essa semana, pra poder ir ver os apartamentos e também me sentir mais 'adaptado'. É bem complicado usar o sistema de transporte para se locomover no subúrbio. Funciona, muito bem, mas demora. E as rotas nem sempre são exatamente as que precisamos.
Para ter o carro definitivo, é preciso antes fazer a carteira de motorista, que é um rito de passagem importante. Primeiro, porque tive de ir no consulado brasileiro, para pedir uma 'validação' da minha CNH. Antes não precisava. Alguém deve ter feito algo para que o governo canadense passasse a pedir a validação...A experiência foi como estamos acostumados: fila, alguma complicação, prazo bem maior que o anunciado no site, negociação,jeitinho, consegui diminuir o prazo. Pego amanhã isso lá e daí posso fazer o teste teórico. O teste prático é o que apavora todo mundo. Mas acho que vai dar tudo certo.
Fora isso, as experiências são muito boas. A principal mudança e adaptação é não sempre esperar que vão descofiar de ti. Aqui, a gente é inocente, até que se prove o contrário e o sistema funciona na base da confiança. Os bancos não tem seguranças armados na porta nem detector de metais. Bom, uns não tem nem porta. Fica aberto, para as pessoas entrarem. Os carros param para as pessoas atravessarem. Bom, tudo aquilo que aprendemos que deveria ser assim, aqui tem sido. Aos poucos, vou tendo certeza de que vai ser um bom lugar para poder criar pessoas melhores.
Continuo correndo, 3 vezes por semana. Me inscrevi para a prova de 10K no dia 02 de maio, em prol das crianças com cancer. 7Km na yonge street mais 3 até o final da corrida. Vai ser muito divertido.
A internet ameniza um pouco a falta da familia, falando com eles e os vendo todos os dias. Mas não resolve tudo. Não vejo a hora de buscá-los e poder compartilhar tudo com eles.
Ah, ontem vi "Como treinar seu dragão" em 3D e no IMAX. Recomendo. E vi o "Kick-Ass", que é divertido, mas é um pouco além da conta na violência.
Abraços aos amigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário