domingo, 27 de fevereiro de 2011

Fora da Caixa

Quem vê de longe, acha difícil acreditar no acontecido na cidade baixa essa semana, onde um motorista enfurecido atropelou insanamente mais de 20 ciclistas. O fato em si, pode-se considerar um tipo de demência, mesmo que medicamente não confirmável, dos tempos que vivemos, aonde as pessoas vivem em níveis de stress muito grande, com pressa, com muitas coisas por fazer, muitos compromissos...e de repente explodem, sabe-se lá. Pode que estivesse bêbado, drogado ou coisa do tipo. Na verdade, não importa muito. Independentemente das explicações, que podem haver muitas e até podem ser verdadeiras e pertinentes, nada pode justificar o fato, no sentido de ser aceitável ou ter outro tipo de resposabilidade, que não a do motorista, que independentes das razões, dela não se pode eximir.
No entanto, além do fato brutal, apavorante, me admira muito mais a atitude das autoridades, que, no suposto intuito de cumprir a lei e de garantir que ninguém deve ser punido sem um julgamento justo (tudo louvável), acaba exibindo o que realmente está no cerne da mentalidade social: "Aonde já se viu um monte de bicicletas na rua...aonde já se viu não avisar a EPTC, etc." Isso é o mesmo que dizer que uma mulher não pode colocar determinado tipo de roupa, que está "pedindo" para ser estuprada ou pensar que quem é assaltado no seu carro, na entrada de casa, é porque "vacilou". Dá pra imagianr a doença social que está por trás disso, aonde não reconhecemos mais nossos direitos e simplesmente aceitamos os fatos, reclamando, pra nós mesmos, mas ainda assim, aceitando.
Mais apavorante ainda vai ser se for revelado que a pessoal que atropelou tem as "costas quentes", sendo talvez da polícia, poder judiciário,etc. Aí fica mais evidente a podridão que permeia a sociedade brasileira.
Se morasse ainda aí e tivesse uma bicicleta, me dirigiria ao mesmo local ou ao palácio do governo, ou prefeitura, ou sei lá, e ficaria lá, agora sim, bloqueando o trânsito, até que algo seja feito. Enquanto as pessoas não forem pra rua pra reivindicar as coisas, nada vai mudar. O sistema, infelizmente, está corrompido; E quando isso acontece, palavra de técnico de informática, o melher é reinstalar.

Voltaremos.

Um comentário:

  1. Adendo a mim mesmo: não quer dizer que as bicicletas não pudessem equilibrar as coisas, tomando uma só pista, ou seja, negociando e tal. Ainda assim, não se justifica o fato.

    ResponderExcluir