segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Futuro

A vida de quem tem filhos, além das complicações naturais, de logística, alimentação, saúde e outros, envolve uma preocupação muitas vezes sutil, mas que, ao meu ver, traz implicações muito grandes para o futuro.
Cada dia, principalmente no início da vida deles, o que fazemos, dizemos e mostramos vai impactar para o resto dos dias deles. Quem se analisa, sabe que quase tudo que temos de bom e de ruim nas nossas vidas veio das decisões que nossos pais tomaram (ou quem quer que tenham tomado conta de nós). E cada ato, no dia-a-dia com eles sempre me traz esse pensamento: o que isso vai significar daqui a 15 anos? Como eles vão enxergar as coisas? Como eles vão receber os estímulos do mundo? Como coisas ruins ou coisas boas? Vão enfrentar os desafios ou fugir deles? Vão gostar de estar com as pessoas ou vão ser mais reclusos? Vão ser como eu?(Putz!).
É uma dúvida pertinente, mas ao mesmo tempo muito desgastante, já que os fatores são inúmeros. É impossível computar todas as variáveis e imaginar como eles vão ser daqui a 20 ou 30 anos. Se serão felizes ou não. O perigo é se tornar paralizante, não deixar que a gente aja. E não é fácil agir. As vezes parece mais fácil sair pela tangente, deixar "a vida te levar". Eu acho que podemos levar mais a vida. O que se sabe é que não dá para ser perfeito. Nem a gente, nem eles. Só é possível dar o melhor de nós e tentar ensiná-los a aprender por si também, já que não vamos conseguir estar lá o tempo inteiro.
Voltaremos.

3 comentários:

  1. Esse é um dos meus milhares medos de ter filhos. Nunca fui exemplo de nada. Sei lá.

    Claro que não sei o que você passa diariamente, mas entendo o que você quer dizer, e compartilho de sua preocupação.

    Belo post ^^
    Amanda

    ResponderExcluir
  2. 2 coisas...

    1. "Putz!" Putz nao... :-)

    2. Sim, largar da objetivo da perfeicao eh um bom comeco. Nossa missao como pais eh preparar as criancas com o que podemos transmitir. Na minha opiniao, isso (o que podemos transmitir) quer dizer basicamente conhecimento e exemplos. Explicar nossa interpretacao de como o mundo funciona, fazer o que achamos que eh certo para que eles vejam que somos pessoas confiaveis.

    Podemos ter loongos papos sobre o assunto...

    ResponderExcluir
  3. Ze,

    Realmente eu espero que tu venhas me visitar com a família toda. Se vieres até abril, podes ficar aqui em casa.

    Geraldo

    ResponderExcluir